Como realmente funcionam as enzimas?


 

Como realmente funcionam as enzimas?

Já sabemos que as enzimas são proteínas que agem como catalisadores naturais das reações.

Mas o que isso significa?

Significa, quimicamente falando, que elas participam das reações diminuindo a necessidade da utilização de calor (Energia de ativação) para transformar o substrato em produtos, porém elas não fazem parte da reação, ou seja não são consumidas nela. Confira a imagem abaixo:

É por isso que ficamos tão fascinados com a utilização das enzimas, além de serem naturais, biodegradáveis e sustentáveis, nos auxiliam na transformação dos artigos têxteis utilizando menos energia e gerando maior economia.

As enzimas são versáteis e possuem um substrato específico, isso quer dizer que cada enzima reage e degrada somente um tipo de substrato. A enzima e o substrato devem ser capazes de “encaixar-se” para que ocorra a degradação  do substrato (reação de catálise).

Elas também contam com um centro ativo, que é a região da enzima em que o substrato se “encaixa” sendo o local onde a reação catalítica ocorre.

Legal né!? E o mais legal de tudo é que isso já acontece naturalmente todos os dias, na natureza e no nosso corpo. Pois assim como no meio ambiente, nosso corpo possui várias enzimas, cada uma responsável por uma função.

E nós da Akmey, apenas as adaptamos após muitos estudos, para serem usadas no beneficiamento das roupas e artigos têxteis que usamos todos os dias. Agredindo menos os artigos, reduzindo a energia utilizada, o consumo de vapor e tornando os processos sustentáveis e biodegradáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *